A perseguição imperialista contra o almirante Othon Luiz

A perseguição imperialista contra o almirante Othon Luiz Pinheiro, pai do programa nuclear brasileiro

 

 

Em 1978, a CIA encomendou um relatório para ter conhecimento sobre os campos de petróleo gigantes pelo mundo. O Brasil apareceu nesse relatório com o campo de Namorado sendo um potencial gigante. Em 1979, o Brasil já era o segundo país em perfuração no mar ficando atrás apenas dos Estados Unidos em número de sonda, nesse mesmo ano a Petrobras foi obrigada à entregar as áreas exploradas e seus estudos para as petrolíferas estrangeiras. O general Serpa saiu em defesa da Petrobrás e acabou sendo afastado pelo então presidente, o ditador Figueiredo. Aninda em 1978, o Almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, pai do programa nuclear brasileiro, recebeu a incumbência de começar os estudos para que o Brasil desenvolvesse um submarino nuclear para tomar conta das suas águas do Atlântico. O pré sal ainda não havia sido descoberto.

 

Mais de 35 anos após o início do projeto liderado pelo almirante Othon, em 2006, o pré sal foi descoberto. A necessidade de um submarino nuclear era urgente para vigiar a Amazônia azul. Sabia-se que o pré sal era uma das grandes descobertas dos últimos 20 anos no mundo do petróleo. Em 2008, os EUA reativaram sua Quarta Frota no Atlântico sul para intimidar o Brasil. O Brasil, durante o mandato de Luiz Inácio "Lula" da Silva, investiu num projeto chamado Prosub, a construção de submarinos convencionais e um nuclear, com parceria tecnológica francesa e com a Odebrecht, que tinha tecnologia para participar do projeto. A parceria aconteceu em 2008. Um dos idealizadores do projeto foi o Almirante Othon Luiz.

 

Em 2015, através de uma delação premiada, o cientista e Almirante teve a prisão decretada pela Operação Lava Jato; era presidente da Eletronuclear, responsável pelo programa nuclear brasileiro. Com mais de 70 anos, foi condenado a 43 anos de prisão. Humilhado , tentou suicídio. O próprio Almirante afirmou que sua prisão atendia aos interesses de estrangeiros.

Assita ao vídeo sobre o assunto: https://www.youtube.com/watch?v=nszfje_Dy5g&t=3s

 

Cibele Laura 

Facabook: Cibele Laura Nacionalista