O presidente mexicano López Obrador (AMLO) anunciou o fim das concessões de campos de petróleo, a redução das exportações de petróleo cru e de importação de combustíveis para aumentar o refino nacional - "toda a matéria prima será processada em nosso país" -, a redução de impostos para a Pemex (estatal de petróleo mexicana) e o congelamento do preço dos combustíveis.
AMLO aproveitou para homenagear o grande estadista mexicano Lázaro Cárdenas, que nacionalizou o petróleo de seu país em 1938, dizendo que a decisão dele "continuará a ser um exemplo de como atuar para valorizar a dignidade nacional e perseverar na construção de uma pátria mais livre, justa, democrática e soberana".
Tudo isso de cara limpa, sem máscara, junto aos trabalhadores da Pemex e com a bandeira mexicana ao fundo.
Enquanto isso, no Brasil, José Sérgio Gabrielli e a mídia petista dizem que não há como resgatar a Petrobrás e o pré-sal, que são coisa do passado, que não há mais volta, que o Estado deve se limitar "a ter um papel fundamental na gestão, na regulação e até indiretamente na produção do pré-sal brasileiro, não mais que isso".
Também é comum se ouvir das pessoas que os cercam e apoiam que não é hora de lembrar de Getúlio Vargas - que nacionalizou o petróleo brasileiro também em 1938 - porque "Lula é o que temos para hoje".
AMLO não precisou fazer uma revolução nem erguer uma estátua de Lenin no Zócalo. Faz o que tem que fazer: usar seu poder presidencial e se apoiar na tradição nacionalista do seu país.
Tudo é uma questão de escolha política. Cada um faz a sua.
FELIPE QUINTAS, cientista político e doutorando pela UFF - Universidade Federal Fluminense
Referência: https://www.nodal.am/.../mexico-amlo-pone-fin-a-las.../
É inegável que boa parte do alto oficialato brasileiro é doutrinado pela Escola das A...
Há algumas décadas o Brasil era um país majoritariamente católíco, e ta...
O TSE transpõe todos os limites resguardados às atividades judiciais ao abrir inquéri...
O presidente mexicano López Obrador (AMLO) anunciou o fim das concessões de campos de petr&o...
Qual a origem da língua portuguesa? Quais são a raízes dos nossos idiomas? A lí...