FNT participa de debate na Rádio Saara (RJ) sobre a Venezuela

 

A Frente Nacional Trabalhista participou nesta segunda-feira, 25/02, de um debate na Rádio Saara do Rio de Janeiro.

 

André Nunes e Rudolph Hasan representaram a FNT

 

O secretário-geral da FNT, André Nunes e o cientista político Rudolph Hasan expuseram os fatores, ocultados pela grande mídia que levaram a Venezuela ao atual quadro de crise econômica.

 

Para André Nunes, em grande parte o motivo da crise é o fato de que a Venezuela enfrenta "um bloqueio econômico brutal", sendo impedida de comercializar com diversos países e até mesmo de comprar remédios devido aos embargos impostos pelos Estados Unidos. A estratégia seria sufocar a economia venezuelana para causar grandes revoltas populares contra o governo.

 

Nunes também lembrou que os problemas que pairam sobre a Venezuela não são muito diferentes dos problemas que afetam grande parte da América Latina, citando países como Honduras, El Salvador e Guatemala, "todos países com governos de orientação neoliberal", e de onde partiram milhões de pessoas recentemente em marcha migratória cruzando todo o México para chegar a fronteira com os Estados Unidos, fugindo da fome e da miséria.

 

Já Rudolph Hasan citou a sabotagem interna realizada pelos grandes empresários venezuelanos, que chegam a estocar alimentos para causar a sensação de escassez e, além disso, contribui para o aumento galopante da inflação gerada pela alta dos preços. 

 

Segundo Hasan os Estados Unidos, além de financiarem opositores venezuelanos, estimularam uma súbita baixa dos preços do petróleo nos últimos anos para prejudicar os grandes produtores adversários de Whashington, como Rússia e Venezuela, agravando a situação no país sul-americano, já que 90% das exportações deste estão concentradas no petróleo.

 

O debate já está disponível em vídeo, acompanhem: